Saúde
‘Agora Tem Especialistas’ chega a Santana do Ipanema para diminuir fila de espera no SUS
Município é o segundo de Alagoas e o 30º do país a receber unidade móvel do programa, com capacidade para realizar 1.344 procedimentos por mês
O município de Santana do Ipanema foi contemplado, neste sábado (8), com a carreta do “Agora Tem Especialistas”, programa do Governo Federal que visa aumentar a capacidade de atendimento do SUS para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. A unidade móvel oferecerá tomografias computadorizadas a pacientes previamente agendados pelo município, onde permanecerá por 30 dias.
A carreta foi posicionada no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde, na manhã deste sábado (8), foi realizada uma cerimônia de anúncio do início dos atendimentos, com a presença da diretora-adjunta do programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, Ana Luisa Guimarães, e o superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas, Carlos Casado.
Esta é a segunda unidade móvel que o Estado de Alagoas recebe pelo programa Agora Tem Especialistas e tem capacidade para realizar até 1.344 procedimentos por mês. A primeira carreta chegou no dia 24 de outubro em Arapiraca, com foco na Prevenção e Cuidado à Saúde da Mulher, oferecendo consultas, exames e serviços voltados à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero. Dentro da programação nacional do Outubro Rosa, a carreta atua Prevenção e Cuidado à Saúde da Mulher atua na prevenção do câncer de mama e de colo de útero, oferecendo consultas especializadas, mamografias e ultrassons pélvico e transvaginal para as usuárias do SUS.

Com a unidade móvel de Santana do Ipanema, o programa já soma 30 carretas em todo o Brasil. Esta também é a segunda do país a oferecer exames de tomografia computadorizada. Ela contemplará a população da Nona Região de Saúde, que abrange 14 municípios.
Em entrevista ao Tribuna Hoje, Ana Luisa Guimarães informou que a unidade móvel tem como objetivo fundamental atuar como estabelecimento de saúde complementar à rede local, contribuindo para reduzir o tempo de espera dos usuários do SUS que já se encontram na lista de espera de seus estados ou municípios, ampliando a oferta e o acesso à atenção especializada no país. “E atender a população conforme a demanda identificada e pactuada locorregionalmente, bem como reduzir as desigualdades na oferta de cuidados especializados em saúde para toda a população do país”, explica.

Conforme Ana Luisa Guimarães, a ação em Santana do Ipanema simboliza uma entrega relevante do programa. “Agilizar a realização desses exames encurta distâncias entre o paciente e possíveis diagnósticos fundamentais para seu tratamento. A carreta tem esse efeito catalisador para os usuários do SUS”, explica.
A diretora-adjunta do programa diz que a proposta do programa é que, até dezembro de 2026, essa modalidade alcance todas as regiões de saúde do país, de modo que as unidades móveis de atenção especializada sejam distribuídas conforme as pactuações locais, as necessidades regionais e a disponibilidade dos equipamentos.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




